"Revoir Paris
Un petit séjour d'un mois
Revoir Paris
Et me retrouver chez moi" (Charles Trenet)

13.7.12

Besançon, la capitale de la Franche-Comté

Lyon é uma grande cidade da França, tal e coisa. Vocês podem se perguntar: o que a paraense foi fazer em Besançon afinal?

A historinha é assim: eu fui escrevendo meu livro (ainda não publicado, quem quer me indicar aí pra uma editora bacana?) e escolhi o sobrenome da minha personagem principal: Fontain. Eu sabia que ela teria ascendência francesa e, sei lá, apesar de esse nome não existir de verdade num dicionário (o mais próximo é Fontaine= fonte, chafariz), me veio à cabeça e eu gostei. E depois, assim, quase sem querer, descobri que existia um lugarejo na França, dentro da Grande Besançon, chamado Fontain! Irresistível chamado da ficção tornando-se realidade.

E assim incluí Besançon no roteiro, e que grata surpresa! Eu adorei Besançon, juro que passaria férias só lá. É muito bonito o Franche-Comté, com seus telhadinhos típicos, seus campanários, a braderie (feira livre) da Grande Rue, seus queijos deliciosos. Enfim, me apaixonei pela região em apenas dois dias.

Primeiro vou falar só de Besançon. Fontain merecerá um post só para si. ;)

Besançon tem bastante coisa para ser vista, mas eu tinha pouco tempo, e ainda cheguei lá meio ruim do estômago, então o primeiro dia foi meio de molho no hotel. Aliás, excelente hotel. Fiquei em um Ibis também em Lyon, muito bom, mas o de Besançon ganhou pelo atendimento muito muito amigável e atencioso e o restaurante delicioso e charmoso: La Taverne de Maître Kanter.



Do pouco que vi, recomendo tudo! Um delicioso e leve almoço na Brasserie Granvelle (Tarte salée de morbier, que vem a ser um queijo tuuuudo de bom) e depois uma agradável visita ao Musée du Temps.


O Musée du Temps fica no Palais Granvelle, este cujo claustro vc vê aqui em cima. Como uma bela construção comtoise que se preze, está encimada pelo lindo telhadinho comtois.

detalhe do telhado do Palais Granvelle

O museu é muito legal. Tem todo tipo de relógio que vc imaginar e muito mais. É um pouco museu da cidade, pois tem mapas antigos de Besançon e uma maquete linda da cidade. É um ótimo passeio, e pra quem não se incomoda com altura, é possível até subir na torre (não, eu não subi; sim, eu me incomodo com altura).


O relógio acima é um relógio astronômico. Ele tem as tradicionais horas e minutos, mas também a data, fase da lua, feriados e tudo mais.

Besançon está em obras para a instalação de um tramway. Felizmente meus passeios não foram muito prejudicados pelas obras, mas dá pra perceber o efeito no trânsito. Duas curiosidades: é uma cidade com muita mosca (na gare, então!) e com uma insuficiente quantidade de táxis. Se vc precisa de um táxi em Besançon, agende com antecedência, porque pode demorar pra achar um disponível. Na gare não tinha nenhum. Passageiros recém-chegados acumularam-se no ponto de táxi, esperando, esperando...

Le Doubs

A estação é organizada e o serviço no geral é bom, mas falta elevador (só serve o lado de lá das plataformas) e eu tive que descer e subir escadas com as malas pesadas. Então prepare-se para a musculação!

2 comentários:

  1. Olá, estou indo mês que vem para Besançon para fazer intercâmbio, saberia me informar como vou do aeroporto de Lyon para lá?
    Lindo post, espero gostar da cidade tb!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, eu fui de trem,mas não fui do aeroporto de Lyon direto pois passei um dia em Lyon.

      Excluir