"Revoir Paris
Un petit séjour d'un mois
Revoir Paris
Et me retrouver chez moi" (Charles Trenet)

30.8.12

Estudando na Alliance Française Paris

Minha boa desculpa pra passar um mês em Paris foi estudar, fazer um curso de aperfeiçoamento de francês na Alliance Française Paris Île de France. Vamos falar um pouco sobre como funciona o curso.

prédio da AF no 101, Blvd. Raspail

Lá o curso é bem diferente dos cursos regulares aqui nas Alianças Francesas ou outras escolas de línguas. É em módulos semanais, e vc pode começar seu curso em qualquer segunda-feira, desde que não seja "débutant complet" (nesse caso há datas específicas para o início do curso). Além do curso regular, o Français Général (que você pode fazer Intensif ou Extensif), há alguns ateliês à escolha. Oral, Écrit, Prononciation, Grammaire, além de alguns ateliês temáticos, como o Art de Vivre à la Française, que é um curso de passeios pela cidade.

eu, na sala de aula do prédio do Blvd. Raspail

O nível mais alto oferecido no Français Général é o C1, que foi o que eu fiz. Durante o processo de inscrição (fiz tudo através do site e de trocas de emails, mas se tiver uma Aliança Francesa na sua cidade, eles podem intermediar) o aluno faz uma prova online para determinar seu nível, e chegando lá faz tb uma rápida entrevista oral só para confirmar.

estudando antes da aula na frente da entrada do prédio do blvd. Raspail

A Alliance Française fica no Boulevard Raspail, nº 101, pertinho da rue de Rennes, da Igreja de Saint Sulpice, do Boulevard Saint-Germain e dos Jardins du Luxembourg. No prédio tem médiathèque, théâtre/cinéma, salas de aula, accueil (recepção), sala de professores, cafétéria.

escadaria liiiiinda do Blvd. Raspail

Tem também um prédio mais novo, na rua ao lado, a rue de Fleurus, com outras salas de aula, inclusive uma com Tableau Blanc Interactif - TBI, onde eu tive aula por uma semana.

sala 800 da rue de Fleurus, a sala do TBI com a prof. Valérie: 
foto do meu último dia de aula, dia 03.08.2012

Eu escolhi fazer o curso extensivo, que só tinha aula três vezes por semana de manhã (segunda, terça e quinta). A ideia era fazer um ateliê de oral de manhã quarta e sexta, acontece que pro nível B2 (o mais avançado para o Atelier Oral) só tinha de tarde. Então fiquei assim, com esse horário meio torto: segundas, terças e quintas eu tinha aula das 9h às 12h, e quartas e sextas eu tinha aula de 14h30 a 16h30 (só fiz ateliê nas duas primeiras semanas de curso).

no prédio na rue de Fleurus, esperando dar o horário da aula de Oral

No C1 não tem livro nem método. A gente lê muitos artigos, discute, vê pontos específicos de gramática (a prof. Hélène gostava de atender a pedidos, de acordo com nossas dúvidas) e escreve muito! Todo dia tinha dever de casa, nada de moleza. Mas sempre dava pra fazer um pouco de turismo a cada dia.

saindo da aula e falando com a mamãe no telefone

O atelier Oral não tinha dever de casa. Tínhamos tb leituras, discussões e improvisações. Uma aula inesquecível foi a sobre os estereótipos. Tudo muito bem conduzido pela professora Sindy. Uma característica boa e ruim do curso de módulos é que sempre tem gente chegando e gente saindo. Muitas nacionalidades passaram pelos bancos dos meus colegas de curso: muitos, brasileiros, espanhóis e italianos, além de Estados Unidos, Colômbia, Inglaterra, Venezuela, Hungria, Azerbaijão, Cuba, Irã, Coréia do Sul, Israel, Canadá... Essa parte era muito legal! Conhecer gente de tantos países diferentes. :)

minha turma no final da 3a. semana:
Alicia (Espanha), Alexandra (Canadá), Roberta (Itália), eu, prof. Hélène,
Marcello (Itália), Petra (Hungria), Sophie (Inglaterra) e Daniel (Colômbia)

Boa parte dos alunos era composta de gente que já morava lá e precisava melhorar o idioma, mas tb tinha muita gente como eu, de férias estudantis. Já tô com saudades dos meus colegas e das três ótimas professoras que tive! Quero de novo! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário