prédio da AF no 101, Blvd. Raspail
eu, na sala de aula do prédio do Blvd. Raspail
O nível mais alto oferecido no Français Général é o C1, que foi o que eu fiz. Durante o processo de inscrição (fiz tudo através do site e de trocas de emails, mas se tiver uma Aliança Francesa na sua cidade, eles podem intermediar) o aluno faz uma prova online para determinar seu nível, e chegando lá faz tb uma rápida entrevista oral só para confirmar.
estudando antes da aula na frente da entrada do prédio do blvd. Raspail
A Alliance Française fica no Boulevard Raspail, nº 101, pertinho da rue de Rennes, da Igreja de Saint Sulpice, do Boulevard Saint-Germain e dos Jardins du Luxembourg. No prédio tem médiathèque, théâtre/cinéma, salas de aula, accueil (recepção), sala de professores, cafétéria.
escadaria liiiiinda do Blvd. Raspail
Tem também um prédio mais novo, na rua ao lado, a rue de Fleurus, com outras salas de aula, inclusive uma com Tableau Blanc Interactif - TBI, onde eu tive aula por uma semana.
sala 800 da rue de Fleurus, a sala do TBI com a prof. Valérie:
foto do meu último dia de aula, dia 03.08.2012
Eu escolhi fazer o curso extensivo, que só tinha aula três vezes por semana de manhã (segunda, terça e quinta). A ideia era fazer um ateliê de oral de manhã quarta e sexta, acontece que pro nível B2 (o mais avançado para o Atelier Oral) só tinha de tarde. Então fiquei assim, com esse horário meio torto: segundas, terças e quintas eu tinha aula das 9h às 12h, e quartas e sextas eu tinha aula de 14h30 a 16h30 (só fiz ateliê nas duas primeiras semanas de curso).
no prédio na rue de Fleurus, esperando dar o horário da aula de Oral
No C1 não tem livro nem método. A gente lê muitos artigos, discute, vê pontos específicos de gramática (a prof. Hélène gostava de atender a pedidos, de acordo com nossas dúvidas) e escreve muito! Todo dia tinha dever de casa, nada de moleza. Mas sempre dava pra fazer um pouco de turismo a cada dia.
saindo da aula e falando com a mamãe no telefone
O atelier Oral não tinha dever de casa. Tínhamos tb leituras, discussões e improvisações. Uma aula inesquecível foi a sobre os estereótipos. Tudo muito bem conduzido pela professora Sindy. Uma característica boa e ruim do curso de módulos é que sempre tem gente chegando e gente saindo. Muitas nacionalidades passaram pelos bancos dos meus colegas de curso: muitos, brasileiros, espanhóis e italianos, além de Estados Unidos, Colômbia, Inglaterra, Venezuela, Hungria, Azerbaijão, Cuba, Irã, Coréia do Sul, Israel, Canadá... Essa parte era muito legal! Conhecer gente de tantos países diferentes. :)
minha turma no final da 3a. semana:
Alicia (Espanha), Alexandra (Canadá), Roberta (Itália), eu, prof. Hélène,
Marcello (Itália), Petra (Hungria), Sophie (Inglaterra) e Daniel (Colômbia)